Artigos
Publicado em 27/08/2021
Agenda Cultural – de 27 de agosto a 2 de setembro
Os eventos presenciais estão voltando aos poucos, então, fique de olha na Agenda da Guarulhos Cultural. Tem dicas especiais de cinema, circo, música, exposições, eventos muito bacanas para entreter você e sua família.
O Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos comemora 35 anos com lançamento do podcast História(s) da Arte e Cultura em Guarulhos, série de grandes encontros temáticos que ocorreram no Arquivo Histórico Municipal no período de 2017 a 2020. O primeiro episódio do podcast homenageia a servidora do Arquivo Histórico Araci Borges, falecida em junho deste ano, e traz para o debate os entrevistados Alexandre Villas Boas e Marina Pinto. A série semanal fica disponível a partir desta sexta-feira (27) no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/podcast-historias-da-arte-e-cultura-em-guarulhos.
Além do podcast, o Arquivo Histórico celebra seu aniversário com a exposição História em Acervo, mostra com documentos e fotografias que ajudam a entender a história de Guarulhos e a relação desse espaço com a memória e preservação do patrimônio documental da cidade. A exposição está aberta ao público até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. É permitida a visitação de grupos entre 5 e 10 pessoas mediante agendamento pelo e-mail ahgatendimento@gmail.com. O Arquivo Histórico fica na Av. Monteiro Lobato, 734, no Macedo. Saiba mais, clique aqui https://guarulhoscultural.com.br/arquivo-historico-celebra-35-anos-com-lancamento-de-podcast-e-exposicao/.
O Circo Marambio estreia a terceira temporada de espetáculos do ano com números clássicos de circo na Ponte Grande a partir desta sexta-feira (27). Entre as atrações estão malabaristas, equilibristas, números aéreos e com corda, trapézio e muita acrobacia. As sessões, marcadas para às sextas-feiras, às 20h30, sábados, domingos e feriados, às 16h, 18h e 20h30, e segunda-feira, às 20h30 prometem emocionar toda a família. O Circo Marambio na Ponte Grande está localizado na Avenida Guarulhos, nº 2.908, próximo ao Poupaki Atacadista.
No sábado (28), às 18h, a Companhia Bueiro Aberto lança a décima edição do Zine Gueto-Metragem, publicação que tem como tema “Cinema de Guarulhos”. O evento conta com a exibição do curta “Carniçal”, do cineasta guarulhense Rubens Mello, pelo canal da Companhia Bueiro Aberto no YouTube, no endereço https://youtube.com/channel/UC7L448UpthdA4x08GJ7tgdw. Após a exibição será realizado debate com os cineastas Rubens Mello e Janaina Reis, com mediação de Pâmela Regina, integrante do Cineclube Incinerante. Leia a matéria completa aqui. https://guarulhoscultural.com.br/companhia-bueiro-aberto-lanca-decima-edicao-do-zine-gueto-metragem/.
Em seguida, às 20h, a Orquestra Gru Sinfônica destaca repertório com Handel e Bach em concerto presencial que acontece no no Teatro Adamastor. Os ingressos são limitados a 300 lugares e estão disponíveis para retirada gratuita no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. O espetáculo também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook. O Teatro Adamastor fica na Av. Monteiro Lobato, 734, no Macedo.
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
No episódio 0026 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, Vitor Souza recebe a escritora Janethe Fontes, membro efetiva da Academia Guarulhense de Letras e autora de diversos livros, dentre os quais os romances policiais Sentimento Fatal e O voo da Fênix. O bate-papo conta ainda com a participação de Roman Lopes, que também é escritor e acumula longa trajetória no teatro da cidade, atuando e dirigindo vários espetáculos. Ouça o podcast aqui. https://guarulhoscultural.com.br/1001-noites-de-cultura-em-guarulhos-com-janethe-e-roman/.
Cinema que me Representa
E nesse sábado, tem mais um texto da Fernanda Carvalho, crítica cinematográfica da série Cinema que me Representa do filme Teko Haxy- Ser Imperfeita, com roteiro e direção de Patrícia Ferreira Para Yxapy e Sophia Pinheiro, documentário que revela o encontro de duas mulheres e suas histórias: Patrícia, mulher indigena do povo Mbyá- Guarani, e Sophia, antropóloga que estuda a vida e os costumes dos povos indígenas.
Essa publicação integra um conjunto de oito críticas, resultado de um trabalho de observações de Fernanda a partir de um curso de formação realizado no Instituto Itaú Cultural em 2021. Nessa leva, serão apresentadas críticas de filmes nacionais, curtas-metragens independentes com links que se encontram disponíveis para apreciação do público.
E tem muito mais! Acompanhe a Agenda da Guarulhos Cultural em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/.
Por: Guarulhos Cultural