Artigos
Publicado em 23/09/2021
Bosque Maia promove visitas monitoradas
Um curso de água cristalina em meio a um dos bairros mais movimentados da cidade é a nova atração do Bosque Maia. Após anos de trabalho de recuperação e recomposição florestal, a mina que abastece o principal lago do parque voltou a verter água em quantidade suficiente para que possa receber visitas monitoradas de educação ambiental, adquirindo assim o título de Nascente Modelo Municipal.
Os primeiros passeios acontecem nos próximos dias 21 e 23, às 14h. Serão duas turmas com dez participantes cada. O uso de máscara e o distanciamento social serão obrigatórios. Durante a trilha de aproximadamente uma hora de duração, os biólogos do Centro de Educação Ambiental conversarão com os visitantes sobre a importância das nascentes e da preservação das florestas. Haverá plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, uma vez que o processo de recuperação do local ainda está em curso. É necessário fazer inscrição antecipada pelo telefone 2475-9843.
Nascentes são manifestações superficiais de lençóis subterrâneos que dão origem a cursos d’água. “Mesmo atravessando um dos períodos mais severos de estiagem vividos no país, a mina do bosque agora apresenta bom fluxo de água graças ao trabalho de recuperação e preservação realizado pela equipe de biólogos do parque”, comemora o secretário de Meio Ambiente, Thiago Surfista.
Nesta terça-feira (21) a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos retomou as trilhas no Bosque Maia, ação monitorada pelos biólogos da educação ambiental que visa à conscientização quanto à importância da biodiversidade. Durante o percurso os participantes conheceram toda a riqueza e a variedade do mundo natural do parque, como os animais e os microrganismos existentes no local.
Na última trilha foi incluída no percurso a Nascente Modelo Municipal, que passa atualmente por recuperação florestal. Os visitantes plantaram mudas de ingá e pau-mulato para contribuir com a recuperação do local. A ação de recuperação florestal da nascente já surtiu efeito, pois a mesma voltou a verter água, mesmo em um período severo de estiagem. O curso d’água abastece o principal lago do bosque.
A próxima trilha vai acontecer no dia 23 de setembro, às 14h, e para participar é necessário se inscrever pelo telefone 2475-9843. Serão formadas duas turmas com dez vagas cada e é obrigatório o uso de máscara durante as atividades.
Também foram retomadas, no dia 22, no Orquidário Municipal, as Oficinas de Orquídeas, por meio das quais os participantes têm noções básicas sobre o cultivo e o plantio dessa espécie. Quem se interessar pode trazer sua orquídea para aprender as técnicas do replantio, como podar e quais os recipientes mais adequados para o plantio, além de saber o tipo de solo para cada orquídea.
A próxima Oficina de Orquídeas vai acontecer em 29 de setembro, das 10h às 11h. As turmas são limitadas e também é necessário se inscrever pelo telefone 2475-9843. O Orquidário Municipal fica na avenida papa João XXIII, s/nº.
A retomada dessas atividades aconteceu devido ao avanço da vacinação contra a covid-19 no município, mas durante as atividades ainda é necessário manter o afastamento e usar máscara.
Fotos: Divulgação/PMG